No mundo digital de hoje, ter uma presença online sólida é crucial para o sucesso dos negócios. E se você acha que possuindo ótimas redes sociais e/ou investindo em anúncios pagos terá uma presença forte, saiba que você está esquecendo da base da pirâmide do marketing digital, as buscas orgânicas. É neste ponto que uma das ferramentas mais poderosas para alcançar esse objetivo é o Perfil da Empresa no Google. Se você ainda não está familiarizado com essa ferramenta ou quer entender melhor como aproveitá-la, você está no lugar certo. Neste artigo, vamos responder às principais perguntas sobre o Perfil da Empresa no Google e explorar por que ele é essencial para o seu negócio.
O Perfil da Empresa no Google, antigamente conhecido como Google Meu Negócio, é uma plataforma gratuita permitindo que as empresas e organizações gerenciarem sua presença online na Busca Google e Maps. Nele é possível mostra algumas informações da empresa como telefones de contato, endereço, horário de funcionamento, fotos, avaliações de clientes, produtos e serviços, tudo isso sendo mostrado nos resultados de pesquisa do Google e no Google Maps. É uma ferramenta poderosa que pode ajudar as empresas a se destacarem da concorrência e atrair mais clientes.
O Perfil da Empresa no Google é importante porque pode ajudar as empresas nos seguintes itens:
Aumento da visibilidade online: Ter um perfil otimizado significa que sua empresa aparecerá nos resultados de pesquisa quando alguém procurar por produtos ou serviços que você oferece. Isso coloca sua marca na frente de um público mais amplo e potencialmente interessado. Vale salientar que estamos falando do site de buscas mais utilizado no mundo.
Maior alcance do público-alvo: Ao ser mais visível nos resultados de pesquisa, você alcança diretamente as pessoas que estão procurando exatamente o que você oferece. Isso aumenta a chance de atrair clientes genuinamente interessados em seu negócio. O cliente do Google sabe o que quer, ele só não decidiu onde comprar.
Informações atualizadas sobre a empresa: O Perfil da Empresa permite que você compartilhe informações atualizadas sobre seu horário de funcionamento, principalmente em datas especiais, endereço, fotos e até mesmo posts recentes. Manter essas informações atualizadas é vital para garantir que os clientes obtenham informações precisas e relevantes.
Monitoramento de avaliações e comentários: Mesmo que você esteja sempre na sua empresa, você não é onipresente e com o Perfil da Empresa no Google, você pode acompanhar e responder às avaliações e comentários dos clientes. Isso não apenas permite que você mantenha um bom relacionamento com os clientes, mas também constrói confiança e credibilidade, sendo uma ótima prova social para novos clientes.
Ser descoberto por produtos e serviços: Ao incluir informações detalhadas sobre os produtos e serviços que você oferece, as pessoas podem encontrá-lo quando procurarem por soluções específicas. Isso direciona tráfego de alta qualidade para o seu negócio.
Análise de dados: O Perfil da Empresa fornece insights valiosos sobre como as pessoas estão encontrando e interagindo com sua empresa online, seja ligando a partir do telefone que consta no Perfil da Empresa, entrando em contato pelo chat, solicitando que o Google as guie até sua empresa, os termos buscados para encontrar sua empresa, se o acesso é feito por dispositivos móveis ou computadores, entre outras métricas. Esses dados podem ajudá-lo a tomar decisões importantes para melhorar sua estratégia de marketing local.
Qualquer empresa local, seja ela pequena, média ou grande, pode e deve criar um Perfil da Empresa no Google. Isso inclui lojas, restaurantes, escritórios, clínicas, escolas, prestadores de serviços locais e muito mais, você não precisa ter um estabelecimento físico para ter um Perfil de Empresa. Se você deseja atrair clientes locais, essa ferramenta é para você.
O melhor momento para criar um Perfil da Empresa no Google é assim que sua empresa abrir, as vezes é possível criar alguns dias antes da inauguração. No entanto, você também pode criar um Perfil da Empresa no Google a qualquer momento, mesmo se sua empresa já estiver funcionando há algum tempo.
A criação do Perfil da Empresa no Google é feita diretamente no site do Google My Business. Basta acessar o site, fazer login com a conta do Google da sua empresa e seguir as etapas de criação.
Para criar um Perfil da Empresa no Google, siga estas etapas:
Acesse o site do Google My Business.
Clique em "Gerenciar agora".
Preencha o formulário com as informações de sua empresa.
Verifique sua conta.
Adicione informações adicionais sobre sua empresa, como fotos, horário de funcionamento, avaliações e muito mais.
Depois de criar um Perfil da Empresa no Google, é importante mantê-lo atualizado com as informações mais recentes sobre sua empresa. Isso ajudará a garantir que sua empresa seja encontrada por mais clientes em potencial mas lembre-se que ele não é uma rede social, então mude a linguagem.
Quer extrair todo o potencial desta ferramenta, captar novos clientes e ser mais relevantes que seus concorrentes? Entre em contato comigo e descubra como posso te ajudar a impulsionar sua presença online e aumentar seu faturamento.